sábado, 15 de agosto de 2009

Vai uma cerveja?


Semana passada fui visitar a fábrica da Baden Baden em Campos do Jordão, eu achava que seria um tour demorado afinal é uma fábrica, mas não foi bem isso que aconteceu.
Primeiro que tem que agendar para visitar isso quando atendem ao telefone, não consegui agendar mais entramos mesmo assim pagando bem, que mal tem porque “sobrou” lugar. Cada visitante ganha dois vales para retirar no final da visita dois copos de degustação das cervejas, uma Cristal e Bock (tenho duas ainda vendo baratinho), ah sim e ganhamos uma miniatura de copo com o logo das cervejas (lindinho). Lembrando que: NÃO pode deixar cair e quebrar, porque senão você não ganha outro. Isso aconteceu um uma moça e ela saiu de lá sem nada, coitada.

Baden Baden significa “Banhos Banhos” e o primeiro produto produzido foi o chope Red Ale em 2000 de lá pra cá eles só cresceram e hoje existem sete tipos fora as edições especiais. Ganharam diversos prêmios e em 2007 o Grupo Schincariol comprou a Baden. A quantidade que eles produzem por mês é equivalente ao que as cervejarias industriais produzem por hora, só para ter uma noção do tamanho da cervejaria.
Bom para quem achava (como eu) que a fábrica era grande e teria muito para ver, se enganou! Ela é super pequena, ficamos o tempo todo em um espaço onde a guia contou detalhes de como se faz a saborosa, artesanal e cara cerveja Baden Baden, era só virar o corpo para olhar a cozinha, tonéis e o quadro onde ela explicou a história das cervejas. Tudo durou cerca de 20 minutos. Sim, a cozinha é limpinha, todos andam com máscara, touca, uniforme, etc... são super educados também.
Não bebo cerveja, logo não senti diferença nenhuma no sabor, mais gostei de conhecer a história. Bom vamos ao que importa né... falar sobre a cerveja.
Porque a cerveja e chope do Baden Baden são tão diferentes?
Bom primeiro porque a água usada para fabricação é captada nas verdes montanhas de Campos do Jordão, a quase dois mil metros de altitude, onde eles pegam no fundo da fábrica. Segundo a guia, a qualidade da água é que faz toda a diferença no sabor de uma cerveja. Outro diferencial é que as cervejas são feitas para acompanhar determinado tipo de comida (tipo vinho).
A cerveja de maior teor alcoólico é a Tripel (Ale) com 14,0%. Sua coloração é avermelhada, corpo denso, aroma de frutas e avelã. Pode ser apreciada sozinha, como entrada ou digestivo, além de harmonizar perfeitamente com queijos azuis e sobremesas como frutas flambadas, chique de doer né gente!
A de menor teor é a Golden (Ale) com 4,5. Aroma contempla especiarias e frutas vermelhas, levemente adocicadas e com adição de canela. Harmoniza com frutos do mar, especialmente camarão.
O chope e cerveja não são bebidas diferentes, o processo de fabricação é o mesmo a diferença é que a cerveja é pasteurizada e o chope não.Nunca peça o chope ou sua Baden sem o colarinho, porque essa espuma é importante para manter o sabor e o aroma da bebida, além de mantê-la carbonatada e refrescante, sabia disso? Eu não! Então agora sempre deixem pelo menos um dedo de colarinho, mantêm o sabor e não fica, como dizem, choca.
APRECIE COM MODERAÇÃO nunca se esqueçam disso!

2 comentários:

Bruno Bortoleto disse...

estava estranhando, ainda bem que voce acrescentou no texto 'nao gosto de cerveja', pq vc foi bastante convincente de que é boa essa baden baden.
quando vier me visitar, traz uma la do bar (:
beijos ♥

garpereira disse...

Sucinto o texto, muito bom ainda mais para quem gosta de cerveja, como eu :O), agradeço. VALEU!